Site Overlay

Que diferença faz um dia

Um olhar sincero sobre a disparidade entre o mundo e o cristianismo sobre que dia é o primeiro dia da semana. Pode parecer trivial para alguns, mas como na maioria das coisas, há implicações maiores na visão de alguém do que pode ser visto na superfície de um assunto.
A canção dos anos 1950 de Sarah Vaughn com o mesmo título deste artigo não poderia ter corrido mais verdadeiro. De fato, um dia pode fazer muita diferença. A rotina de nossas vidas é geralmente medida em dias. Há sete dias na semana. Isso não varia em nenhuma circunstância. É o mesmo de hoje como era há séculos. É o mesmo nos Estados Unidos como na China. Em toda a Terra, nossa semana é composta por sete dias.

Que Diferença Faz

O que varia, e que para conflito, é o respeito atribuído ao primeiro dia da semana. Cristãos e o mundo estão em desacordo sobre qual dia é esse.  Na Bíblia, no entanto, o domingo é referido como o primeiro dia da semana.
Pode parecer muito burburinho sobre nada, mas me faz pensar nas diferenças básicas entre o mundo e o cristianismo. O mundo secular vê a segunda-feira como o primeiro dia da semana porque o domingo é considerado parte de seu fim de semana. Domingo para o mundo é um dia que pertence a eles. É um dia para indulgências hedonistas. É o fim de sua semana de trabalho duro e um tempo para relaxar e desfrutar de seus hobbies e passar os tempos. Consequentemente, eles não frequentam a igreja.
Para os crentes, domingo não é o fim de uma semana, mas o início de uma nova, e uma nova oportunidade para servir ao Senhor. O primeiro dia da semana tem um significado especial para o cristão, pois as escrituras o designam como “O Dia do Senhor”. É o dia em que a igreja se reuniu para adorar. É também o dia em que o Senhor se levantou do túmulo e o dia em que Jesus ficou no meio de seus discípulos após sua ressurreição. Para o cristão, fala de um novo começo, não de um final.

Que diferença faz um dia

O contraste na percepção reflete um problema mais profundo do que apenas uma disputa sobre qual dia é qual. Reflete a inclinação do coração humano para desconsiderar a Palavra de Deus e seus ensinamentos, a fim de abraçar suas próprias crenças pessoais. Essa não é a base para quase todos os erros religiosos? A Bíblia diz do coração humano “o coração é enganador e desesperadamente perverso, quem pode conhecê-lo?”
Apesar do aviso de que nossos corações (ou sua própria compreensão) nos enganarão, as pessoas prontamente evitam a autoridade bíblica e a substituem por suas próprias. Uma vez que um coração começa a descer aquela ladeira escorregadia, é improvável que ele nunca mais abrace a verdade novamente. Pode parecer muito burburinho sobre nada para discutir qual dia é o primeiro dia da semana, mas oh que diferença faz um dia.