Site Overlay

Pagão

O termo paganismo tem muitas definições diferentes, uma das quais é a existência de um sem afiliações religiosas, como cristianismo, islã ou judaísmo.
O termo paganismo tem muitas definições diferentes, uma das quais é a existência de um sem qualquer afiliação religiosa, como cristianismo, islã ou judaísmo.
Em outro sentido, no entanto, refere-se às religiões autênticas da Grécia antiga e roma com suas áreas circundantes. Pagão derivado da palavra latina paganus que significa um morador do país. Um pagão tem muitos deuses, mas escolhe um como o deus-chefe.

Paganismo

Quando o cristianismo se tornou uma religião proeminente, qualquer um que não a praticasse era pagão. Além do cristianismo, o paganismo também se referia a pessoas que tinham crenças fora do Islã, judaísmo ou budismo, que adoravam muitos deuses e deusas. É uma crença antiga em que as pessoas do passado pensavam que tudo tinha um aspecto espiritual e era politeísta na natureza. Assim, as pessoas tinham deuses e deusas do mar, florestas e muitos outros aspectos da natureza.
Os deuses desempenharam papéis importantes e influenciaram todos os aspectos da sociedade, incluindo leis e tradições. As pessoas acreditavam em reencarnações e leituras psíquicas, mas não na existência do inferno e do céu.
Exemplos de sistemas e crenças pagãs incluem os celtas americanos e greco-romanos, nativos americanos, antigos egípcios e nórdes. O novo dia do paganismo (neopagnismo) envolve a celebração da terra, criaturas vivas, natureza e muitos outros. A maioria dos pagãos são politeístas, enquanto outros praticam ateísmo.
 Envolvia a bateria como técnica e o xamã teve que viajar para o reino espiritual para obter informações sobre as necessidades da comunidade, como cura ou crescimento espiritual.

Há cerca de mil pagãos em Portugal

As técnicas egípcias de paganismo são muito populares nos dias atuais. Eles envolvem sistemas espirituais e mágicos complexos que se concentram na morte e no renascimento. Originou-se e desenvolveu-se no Antigo Egito durante o tempo em que sacerdotes e sacerdotisas tinham um nível f de habilidade e conhecimento em artes mágicas.
Outra forma de paganismo é o druidismo. Foi praticado principalmente pelas sacerdotisas e parte da antiga classe judiciária celta.  Envolvia procedimentos meditativos, confusão e iluminação, caos e ordem, dor e prazer que eram aspectos vistos como tapinhas inseparáveis de uma visão total da realidade.